INSTITUTO NACIONAL DE SALÕES DE BELEZA ESTÉTICA E SIMILARES

Seus Direitos - Contabilidade

Contabilidade - Instituto INBES
Ligue
11 3493-4021 / 3494-1703

CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas
Para que serve o CNPJ
Embora ele seja um documento de identificação perante a receita Federal, o CNPJ é usado em aberturas de contas jurídicas, financiamentos, na elaboração de contratos em que a empresa é de contratante ou contratada e para diversos fins.
Fonte: www.educacao.cc
MEI - Microempreendedor Individual
O que é
É o registro empresarial que consiste na regularização da situação da pessoa que exerce atividade econômica frente aos órgãos governamentais, como Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura (alvará de funcionamento) e órgãos responsáveis por eventuais licenciamentos.
Após a regularização é necessário o recolhimento mensal de contribuições [ INSS, Prestadores de Serviço (Imposto sobre Serviços - ISS; Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS; e Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM) , Comércio e Indústria] por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Estas despesas são legalmente estabelecidas e garantem àquele que exerce a atividade o direito à aposentadoria, ao auxílio doença, licença maternidade, entre outros benefícios. Mantenha seus dados cadastrais atualizados.
Imposto de Renda - MEI
O Microempreendedor Individual na operação do seu negócio é isento e não tributável no Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF do seu lucro líquido. Na qualidade de contribuinte, nos termos da legislação do Imposto de Renda, não está isento de apresentar a declaração anual de ajuste de IRPF.
Fonte: www.portaldoempreendedor.gov.br